CUIDADOS COM PORCELANATO



Na hora de escolher o revestimento para o piso da casa, muitas pessoas se apaixonam pela beleza e o ar sofisticado que o porcelanato traz ao ambiente, mas, quando começam a pensar e pesquisar sobre o produto se deparam com muitas experiências ruins e “exigências” que o revestimento requer: “risca fácil”, “meu porcelanato vive manchado”, “dá trabalho manter aquele brilho espelhado”. Para você que está passando por isso, vamos dar algumas dicas sobre porcelanato e como manter seu revestimento sempre bonito.
O porcelanato é um piso frio e existem diversas marcas e modelos a disposição no mercado. O tipo de porcelanato vai da necessidade de casa ambiente:

•Porcelanato polido: possui uma superfície lisa e o brilho é intenso, esse é o mais comum dos porcelanatos e é mais indicado para áreas secas.

Vantagens: 
-Brilho: o modelo polido é lindo e tem muito brilho, fica ideal em salas e quartos. 
-Fácil limpeza: assim como um piso frio, esse tipo de revestimento é muito fácil para limpar, por isso basta um pano úmido para voltar as características originais do piso. 
-Camada protetora: grande parte dos fabricantes usa camadas protetoras sobre o piso – gloss (uma camada de cera que protege o piso) e super gloss (camada de cera aplicada duas vezes para maior proteção) – e isso garante mais brilho e evita possíveis arranhões. 
-Alta resistência: o porcelanato técnico é muito conhecido por sua durabilidade que costuma ser ótima, o que garante o uso do piso por anos e anos sem problemas e com as mesmas características iniciais. 
-Baixa absorção: esse revestimento é fabricado a partir materiais que são submetidos a altíssimas temperaturas, e por isso é bem resistente a absorção de água, o que permite ser utilizado em áreas que tenham contato direto com água.

Desvantagens: 
-Brilho: você não ficou maluco(a), o brilho é uma vantagem e desvantagem. Tal fato acontece, porque ao mesmo tempo em que é lindo, o brilho espelhado marca tudo; por exemplo andar descalço pela casa. Se você é um pouco neura com marcas, pode passar muito tempo limpando o piso para garantir o brilho o constante. 
-Possibilidade de riscos: os riscos podem aparecer sim nesse tipo de piso, e se destacam em virtude do brilho excessivo. A dica para evitar tal problema é escolher um porcelanato de boa qualidade e com alta proteção (ex: super gloss), e no momento de limpar a casa ou deslocar um móvel, é ideal que você peça a ajudinha de alguém para erguer a peça, ao invés de sair arrastando algo pelo seu piso. 
-Escorregadio: com todo esse brilho e proteção, o porcelanato polido pode ser um tanto escorregadio, principalmente se instalado em áreas úmidas. Para evitar esse problema, o ideal é optar por outro tipo de porcelanato para áreas externas e interior do box. 
-Cuidados produtos de limpeza: para manter o brilho e a durabilidade do revestimento, é ideal evitar alguns produtos na hora da limpeza. Os inimigos desse tipo de piso costumam ser: ácidos, aguarrás, escovas ásperas, ceras para aumentar o brilho e sabão em pó.


• Porcelanato Acetinado: Tem acabamento com menos brilho e uma aparência acetinada. Por possuir menos brilho deixa o ambiente mais aconchegante.

Vantagens: 
-Alta resistência a riscos: por não ser de alto brilho, esse é um modelo que costuma ter menores chances de riscar. 
-Menos manchas: mais uma vez a ausência de brilho contribui para o piso, inclusive, quando o assunto é manchas. 
-O modelo acetinado pode até ser usado dentro de box, já que tem menores chances de manchar com produtos utilizados durante o banho, como shampoo, condicionador e sabonete. 
-Menos escorregadio: o seu acabamento reflete nesse benefício; por ser mais acetinado torna-se menos liso e pode ser instalado em áreas úmidas.

Desvantagens: 
-Não se assimila a pedras naturais: se a ideia é usar porcelanato para substituir o uso de pedras naturais (granito e mármore), o modelo acetinado não é recomendando, já que esse tipo de piso não tem brilho. Por isso, nada mais indicado que o porcelanato polido. 
-Troca: ao optar por instalar o porcelanato acetinado tenha certeza de que é isso que quer. Além do custo da mão-de-obra (mais elevado entre os pisos frios), esse tipo de piso costuma apresentar dificuldades para remover, por isso a instalação torna-se definitiva; caso contrário é preciso desembolsar um bom dinheiro para a substituição do piso.

•Porcelanato esmaltado: possui uma camada de esmalte. Pode ter diversos acabamentos como liso, áspero, brilhante ou mate.

Vantagens:
-Diferentes características: por receber uma base esmaltada, esse modelo pode ser encontrado em diferentes características (com ou sem brilho, áspero ou liso), o que é vantajoso para compor diferentes tipos de projetos. 
-Menor absorção de água: o esmalte é um excelente aliado para combater a absorção de água e por isso é um ótimo piso para áreas externas e úmidas, de modo a ter menos manchas. 
-Facilidade de cuidar: entre os porcelanatos acima, esse é o mais fácil de cuidar, já que suas características são como de cerâmica fria, e não exigem manutenção constante e com pano úmido é possível realizar a limpeza.

Desvantagens: se no momento da compra você não considerar a área a ser instalada e o tipo de porcelanato indicado para tal instalação, esse pode ser um problema futuro com o desgaste do piso.

Agora que você escolheu qual atende a sua necessidade vamos aos cuidados:

Limpeza diária:
A limpeza do porcelanato deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados:
Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe; 
Prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água e passe com o auxílio de um pano macio sobre a superfície; 
Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool. 
No caso de limpezas semanais e mensais as mesmas recomendações da limpeza diária devem ser seguidas. Para a higienização do rejunte utilize saponáceo líquido cremoso. Nunca utilize o granulado que poderá arranhar o piso.

Limpeza pesada (pós-obra):
A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada em, no máximo, 14 dias após a aplicação do rejunte. O objetivo é garantir a total remoção de todos os resíduos de obra, principalmente resíduos de rejunte, que podem ficar aderidos sobre a superfície do piso, fazendo com que o mesmo fique com aspecto de encardido. Para facilitar, siga os passos a seguir: 
Enxágue o piso de modo a retirar todo o produto e resíduos de sujeira; 
Aplique o produto específico para limpeza pesada seguindo as recomendações do fabricante, (adquirido em material de construção); 
Remova a sujeira acumulada com água. Não deixe o produto secar sobre o piso; 
Se for necessário, repita o processo. 

Evitar o uso de: 
Sabão em pó; 
Saponáceo em pó; 
Ceras; 
Escovas; 
Ácidos; 
Água sanitária; 
Soda cáustica; 
Acetona; 
Amoníaco. 


Agora que você já sabe os tipos de porcelanato e como cuidar do seu piso fica mais fácil escolher, não é verdade? Nos conte o revestimento que você escolheu para sua casa e como você faz para cuidar dele!



Fontes: 
TIPOS DE PORCELANATO: O que Você Precisa Saber https://casaeconstrucao.org/?p=7695

Comentários

  1. Muito interessante essa matéria! Mais ainda estou na dúvida.... no caso quem tem crianças, qual o melhor piso indicado? GOSTO muito do porcelanato, porém tenho medo de ser escorregadio... se a criança estiver usando meias por ex pode ser perigoso? Qual seria o melhor piso nesse caso? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassia, obrigada pelo seu comentário!!!
      Respondendo a suas perguntas, com um bom planejamento podemos escolher qualquer um das opções listadas, por exemplo, para com casas com crianças e idosos podemos optar por colocar o porcelanato acetinado nas áreas molhadas, já que eles não escorregam tanto quanto os polidos. As empresas hoje já oferecem a mesma opção de porcelanato no padrão acetinado e no polido, podendo alternar entre áreas molhadas e secas sem ter que mudar o padrão do piso. Para os porcelanatos polidos podemos indicar o uso de tapetes e meias antiderrapantes para evitar escorregões e quedas.

      Excluir

Postar um comentário