A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO EM PEQUENOS ESPAÇOS

Pela alta demanda no mercado por localizações em grandes cidades, apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns, todos os anos construtores de edifícios lançam apartamentos entre 30 e 60 metros quadrados, que são realmente espaços pequenos.
Para quem optou por um imóvel pequeno é preciso saber que o primeiro passo é o planejamento! Integrar várias funções em pouco espaço. As construtoras lançam mão de agregar a sala de jantar e estar e manter a cozinha aberta para esses espaços. O arquiteto saberá colocar no ambiente as suas necessidades sem abrir mão do conforto e aproveitando ao máximo o seu espaço. Segue então algumas dicas para aproveitamento dos espaços pequenos:

• Aproveitar ao máximo o espaço não quer dizer encher sua casa de coisas. Cada ambiente, cada prateleira e cada gabinete precisa ter um pequeno espaço vazio, lugar onde o olhar possa descansar.  Comece por não guardar coisas que não usa mais, elas ocupam muito espaço e são inúteis! Se você tem algo que você não usou nos últimos 3 anos, faça uma doação ou coloque a venda. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.

• Usar espelhos é um grande truque para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno, eles transitem espaço e dão uma sensação agradável aos olhos de quem frequenta esse ambiente. Lembre-se: a limpeza dos espelhos é essencial, pois ele será um ponto de referência e atrativo do ambiente. 

• Não opte por móveis muito grandes e soltos, para espaços pequenos o ideal é que o mobiliário seja compacto. Planeje de acordo com suas necessidades. Se você, por exemplo, raramente recebe visitas, ter muitas cadeiras na sala de jantar é apenas desperdiçar o espaço. 


• Opte sempre por TVs mais finas, elas serão um grande aliado, porém cuidado com o tamanho da TV, cada tamanho de aparelho tem uma distância mínima que precisa ser respeitada, clique aqui e veja o que falamos sobre isso na nossa página do facebook, lá tem dicas de como escolher a TV. 

• Prefira usar Notebooks, all in one e Tablet no lugar de computador, isso pode poupar bastante espaço, use a tecnologia a seu favor!

• Plantas trazem vida ao ambiente, em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede através de ganchos especiais. Lembre-se: Escolha espécies que melhor se adaptarão ao seu espaço disponível, tem post aqui no blog falando sobre isso ;)

• Para a iluminação, evite usar luminárias de chão, essas peças costumam ocupar preciosos centímetros quadrados e elas precisam de mais espaço para ser admiradas. Adote lâmpadas de teto, assim como as luminárias de chão, as lâmpadas embutidas e spots permitem criar ambientes de iluminação variados.

• Rebaixamento em gesso é um grande aliado na hora de trabalhar a iluminação no seu espaço. Os apartamentos geralmente são entregues com um ponto de luz em cada ambiente, o gesso permite criar novos pontos e abusar da iluminação embutida.


• Cores escuras diminuem e cores claras aumentam: paredes claras são bem-vindas, dão sensação de amplitude e trazem maior luminosidade.
• Evite manter eletrodomésticos pouco usados: será realmente necessário comprar uma máquina de fazer pipoca, por exemplo? O que não for fundamental para o dia a dia você pode consumir fora de casa;

•Com um espaço limitado, os moradores precisam escolher somente os móveis e eletrônicos que podem atender alguma necessidade. Não existe a possibilidade de se apegar a coisas sem uso, sendo assim, a lista de compras acaba ficando bastante efetiva e objetiva.
Enfim, se a sua casa é compacta, os seus pertences também precisam ser adequados para não impedir a sua movimentação no ambiente. A ideia é fazer com que o espaço limitado se transforme em um ambiente confortável e com qualidade de vida.
Aproveite e nos diga como você faz para aproveitar melhor o seu espaço. 
Acesse nosso portfólio e conheça nossas ideias!

Comentários