POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?



Comprei um apartamento novo, um terreno, uma casa... e agora? Por onde começar? Qual profissional devo procurar para me ajudar?

Essas são questionamentos comuns de quem se vê diante de uma futura obra ou reforma. Se você está nessa situação, o primeiro profissional a quem deve recorrer é o arquiteto. Mas o que faz um arquiteto? 

O arquiteto pode te ajudar desde a escolha do terreno ou casa até a conclusão da obra. Levando em conta seu conhecimento ele elabora desenhos que são como um manual de instrução para a sua obra, sem deixar de lado as ideias e anseios de seu cliente. A escolha de um arquiteto é determinante para a satisfação final de sua obra. 

Após a escolha do imóvel, o arquiteto iniciará o projeto arquitetônico com base nas discussões com o cliente. O ideal é que este projeto seja dividido em algumas fases – indo de uma etapa mais conceitual até o projeto executivo, que é o detalhamento de todo o projeto, evitando assim alterações futuras na obra. É no projeto que devem estar listados os materiais, os detalhes construtivos, os espaços, a relação entre a construção e o entorno, etc. Fazer alterações na fase de projeto é muito mais barato do que as mesmas alterações já na etapa da obra. Para que seu arquiteto possa te atender plenamente liste tudo o que não pode faltar na sua obra, não deixe de falar sobre o que espera com a conclusão dos trabalhos ou algo que você sempre sonhou em ter em casa.

Tudo que envolve intenção, projeto e planejamento precisa de um arquiteto desde o início. Quanto antes você envolvê-lo na sua obra, maior leque de atuação ele terá. O arquiteto é a pessoa mais indicada para representar os interesses do cliente, pois pode debater com os executores da construção quais são as melhores soluções possíveis e adequadas para cada caso. Como representante dos seus interesses, o arquiteto é o primeiro a ter preocupação com a qualidade final do resultado da obra e com a sua satisfação em relação a ela. Ele é a pessoa mais indicada para supervisionar todo o processo e garantir que tudo seja encaminhado conforme decidido no projeto.

Não comece sua obra sem ter um projeto pronto. Gastar dinheiro para economizar dinheiro é uma das melhores maneiras para otimizar seus recursos. “Arquitetura é um serviço de luxo” essa frase é apenas um mito muito propagado. Construções não são apenas a obra, são também a manutenção futura que ela exigirá. Cada centavo gasto com os honorários do seu arquiteto retorna, seja em tempo economizado, melhor qualidade dos materiais ou a adequação da sua construção, construir sem projeto e ter de construir de novo é uma dor de cabeça que pode multiplicar o valor da obra.

O arquiteto pode ainda participar ou não da construção da sua casa. Quando participa, em geral, ele pode atuar de duas maneiras: fazendo apenas uma fiscalização da execução, com visitas semanais, quinzenais ou mensais para tirar dúvidas de quem estiver construindo; ou fazendo o gerenciamento da obra, um serviço mais complexo e que envolve a contratação da mão de obra, a fiscalização da execução, a compra de materiais, o controle financeiro e do cronograma de obra.

Há várias formas de cobrar por estes serviços. Para a etapa de projeto, as formas mais comuns são por porcentagem dos gastos, por metro quadrado ou ainda por valor fixo a partir de tabelas que verificam a quantidade de horas-homem necessária para a execução do projeto. O trabalho do arquiteto, portanto, é amplo e pode ser cobrado de diversas maneiras. Entre em contato para saber o modo mais adequado à sua realidade. O valor do projeto pode parecer alto, mas é nele que estarão contemplados e planejados todos os seus desejos e necessidades. O projeto é o produto final, apenas ainda não construído. Um projeto mal detalhado certamente acarretará uma obra mais confusa e cara. 

Além do projeto, o arquiteto pode se envolver com a obra. No caso de uma simples fiscalização, em 
que o profissional faz visitas periódicas à construção, normalmente, após a visita, o arquiteto prepara um relatório do que foi verificado na obra. O arquiteto também pode ser o responsável por todo o gerenciamento da obra. Um trabalho muito mais amplo e com maior responsabilidade., principalmente em obras residenciais.

A maioria das pessoas não tem tempo e nem conhecimento e experiência necessária para elaborar um projeto para construção. Um arquiteto, por sua vez, elabora o projeto e pode realizar visitas durante a construção, organizar reuniões com os demais responsáveis pela obra, se importa com as questões sustentáveis e submete desenhos à aprovação do cliente.

Finalmente, quando concluído o empreendimento, é natural se pensar que o resultado final dificilmente seria atingido se o proprietário não tivesse optado por contratar um arquiteto. Em um primeiro momento, os projetos de arquitetura podem até parecer caros, mas o nível do trabalho entregue recompensa todo o investimento. Outro fator relevante é que a intervenção profissional de um arquiteto valoriza o imóvel depois de pronto. Além disso, as tramitações legais ocorrem de maneira mais fácil e dinâmica, facilitando as transações de compra, venda e financiamento.

Sim, o orçamento pode até estar apertado, mas contratar um arquiteto é uma estratégia inteligente que proporciona maior eficiência na obra, ou seja, contar com esse profissional tende a facilitar os processos.


E você? Como analisa a relação custo X benefício dos projetos de arquitetura? Deixe seu comentário e contribua com essa discussão!

Comentários