PISOS DE MADEIRA, QUAL ESCOLHER?

Quero começar uma obra ou fazer uma reforma total. Decidi que quero meu espaço aconchegante e por isso vou usar um revestimento para o piso amadeirado. Tudo certo, tudo lindo, mas e agora? Qual tipo de piso usar?
Do rústico ao sofisticado, os pisos de madeira são uma ótima opção para quem deseja um espaço moderno e que seja aconchegante. A madeira é um material versátil e nobre, os pisos feitos desse material podem ser utilizados em todos os ambientes e combinando com qualquer estilo de decoração.
Existe um leque enorme de possibilidades no mercado quando o assunto é madeira, hoje vamos falar dos principais tipos de piso de madeira e te ajudar escolher qual é o melhor para você.

•Piso de madeira laminado•

Foto: site eucatex
É um revestimento composto de lâminas de madeiras com larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados. A camada superior (a que fica visível) exibe a estampa ou decoração que vem protegida por uma resina de malamina. É importante saber que este tipo de revestimento apenas imitam a madeira, não são feitos com madeiras naturais. 
O sistema de instalação é bastante simples, são encaixados num sistema macho e fêmea sobre uma manta de polietileno termo acústica. 
Vantagens: a resistência aos riscos, semelhança entre a madeira natural e o relativo baixo custo de instalação.
Desvantagens: como não é feito de madeira de verdade pode passar a impressão de um piso fake.
Na hora da compra é preciso ficar atento ao local de uso indicado pelo fabricante, para que a resistência do revestimento seja compatível com o local de uso. Esse tipo de material não é aconselhável para áreas molhadas (cozinhas e banheiros) pois não é aconselhável que entre em contato com humidade, a limpeza é feita apenas com um pano úmido.

• Carpete de madeira •
Foto: autor desconhecido
Este tipo trata-se de uma lamina de madeira natural que é prensada e colada a uma base de madeira processada como aglomerado, compensado, mdf, etc. 
A instalação é semelhante ao do piso laminado sendo rápida e fácil. É aplicado sobre uma manta e vem num sistema macho e fêmea. 
Vantagens: preço baixo, rapidez de instalação, traz a sensação de madeira de verdade.
Desvantagens: alto ruído, baixa durabilidade, péssima resistência a agua e não tem a camada protetora que o laminado tem.
Não é aconselhado o uso em áreas molhadas.

• Assoalho de madeira •
Foto: autor desconhecido
O assoalho de madeira ou piso maciço é feito com madeira natural podendo ou não receber acabamento com verniz ou cera.
Sua instalação é rápida, porém mais trabalhosa do que as do listados acima, vem com peças no sistema macho e fêmea, podendo ser pregado ou colado ao piso existente.
Vantagens: alta durabilidade devido à possibilidade de manutenção que restauram sua aparência de produto novo.
Desvantagens: pouco resistente a arranhões e riscos.
Ele pode ser lixado e polido recebendo uma nova camada de verniz tornando-o assim novo de novo. Recebendo o tratamento adequado pode ser usado em áreas molhadas.


• Taco •
Foto: autor desconhecido


Os pisos de taco são pequenos pedaços de madeiras, montados no chão sendo agrupados e colocados um a um, colando ao contra piso. 
Sua instalação é demorada e precisa de um cuidadoso acabamento com lixa e verniz. 
Vantagens: são pisos bastante resistentes e de alta durabilidade.
Desvantagens: precisa de manutenção e cuidados com arranhões.

• Piso de madeira de demolição •
Foto: autor desconhecido
O material usado para esse piso geralmente são madeiras nobres e que duram gerações. São recolhidas as peças de lugares que não estão sendo mais usadas, passa por um processo de limpeza e recuperação para serem reutilizadas.
Esse tipo de revestimento traz para o ambiente um ar rústico e sofisticado. Na hora da compra verifique se o fornecedor tem a quantidade necessária para seu projeto.
Vantagens: Uso de madeira de lei, alta durabilidade.
Desvantagens: Custo elevado.

•• BÔNUS ••
Foto: autor desconhecido
Ainda seguindo nessa linha de pisos de madeira temos a nossa disposição os porcelanatos amadeirados. No mercado existe um leque imenso de marcas e modelos que imitam perfeitamente a madeira tanto na aparência como no toque. São excelentes opções para quem procura qualidade e durabilidade, sem abrir mão do estilo.

Esperamos que essas dicas e curiosidades sobre os diversos tipos de piso de madeira tenha ajudado na sua escolha. Na nossa página no facebook tem essas e outras dicas! Confere lá!



Siga nosso Instagram e fique por dentro do nosso trabalho. @montemorarquitetura

Comentários