VOCÊ CONHECE O COBOGÓ?



Certamente você, meu querido leitor, já deve ter visto em algum lugar esse elemento arquitetônico, Cobogó. Mas você o conhece de verdade? Não? Então vamos conhecer!
Pra quem não sabe, o cobogó é, de uma forma generalizada, um elemento arquitetônico repleto de de cheios e vazios utilizados para fechamentos de ambientes.
É uma criação brasileira! Surgiu na década de 1920, em Recife e recebeu esse nome da junção da primeira sílaba de seus criadores: Amadeu Oliveira COinbra, Ernesto August BOeckmann e Antônio de is. Desses apenas Antônio é brasileiro, os demais criadores são de Portugal e da Alemanha, respectivamente.
Os elementos vazados do cobogó desenham a sombra em pisos e paredes, criando um efeito que transforma o ambiente para quem vê de fora e de dentro do espaço. Além de sua função, o cobogó traz consigo uma poética. 
Apesar de ser criado em Recife, o cobogó foi difundido por Lúcio Costa em referências sutis à arquitetura colonial, tornando-se um elemento compositivo presente na estética da arquitetura moderna brasileira. Apesar da permeabilidade visual, os cobogós, de certa forma, trazem privacidade ao usuário. Feitos de cimento e tijolo no início, passaram a ser produzidos também em cerâmica e outros materiais.
Conheça mais desse elemento incrível através de 5 projetos que selecionamos para te inspirar!

1. Residência MP
Por Otta Albernaz Arquitetura
Foto: Eduardo Simabuguro Albernaz
Foto: Eduardo Simabuguro Albernaz
No pavimento térreo, no nível da rua, está posicionada a área íntima para melhor aproveitamento do sol nascente e a vista panorâmica. No entanto, essa zona é reservada do exterior através da utilização do pano de Cobogó, filtrando e conservando a iluminação e ventilação natural. (archdaily

2. Residencia Barão
Por Vascos Lopes
Foto: Maíra Acayaba






O concreto aparece nesse projeto em diversas formas, inclusive no cobogó localizado na entrada. Esses elementos vazados e os ladrilhos hidráulicos (aplicados na cozinha e varanda) tem formas triangulares e diagonais que conferem um ar despojado à residência. (galeridadaarquitetura)

Foto: Maíra Acayaba
3. Riot Games
Por MM18 Arquitetura
Foto: Pedro Vannuchi
Para saber mais desse projeto acesse Galeria da Arquitetura.
4. Casa Clara
Por 1:1 arquitetura
Foto: Edgard Cesar

Foto: Edgard Cesar
A dupla de arquitetos do escritório 1:1 arquitetura:design, Lilian Glayna e Eduardo Sáinz, desenvolveu o projeto arquitetônico da Casa Clara, em Brasília, que levou este nome justamente por ser inudada de luz natural. Com soluções funcional e formal claramente definidas, a morada de programa simples, porém integrado, exibe sua ousadia diante das aberturas de vidro e, sobretudo, das paredes de cobogó. (galeridadaarquitetura)

5. Apartamento
Por: Gláucio Conçalves Arquitetura e Design
Foto: Divulgação
Para saber mais desse projeto acesse Galeria da Arquitetura.

Esperamos que tenham gostados das inspirações e conhecer mais sobre esse elemento lindo!
Acesse nosso instagram e conheça mais dos nossos projetos! @montemorarquitetura

Comentários