QUAL O SEU ESTILO DE DECORAÇÃO?

Para fazer a decoração dos ambientes de sua casa ou apartamento, o que você leva em consideração?


Você sabe qual é o estilo que mais se adequa à sua personalidade? Quanto de importância a decoração influencia o comportamento, o conforto e as relações interpessoais dos usuários? 
Montamos um conteúdo com alguns estilos e da arquitetura de interiores, que influenciou e influencia gerações e gerações de decoradores, arquitetos e amantes de design.

Estes são algumas classificações de estilos:

•ASIÁTICO•
Durante séculos, as culturas asiáticas viveram suas vidas com simplicidade e elegância através do mobiliário e da arte. No interior da Ásia os ambientes são projetados para trazer a paz, equilíbrio e serenidade para o usuário. 

Elementos e formas de usar o estilo asiático na decoração da sua casa são:
O cenário é representado por jardins zens, paus de madeira, tigelas de arroz e saké para ser tomado sentado no chão. A tradicional arte asiática é simples, mas visualmente forte, o que embora contradiga o estilo asiático que em geral, sempre muito delicado, permitindo criar espaços harmoniosos com destaque para alguns elementos. As características chinesas são almofadas no chão, lanternas de papel, biombos e tapete tipo “tatami”. Geralmente, os elementos decorativos (mobiliário, tapetes, tratamentos de parede) são elaborados, já o tratamento de janela deve ser simples como cortinas ou persianas e tecidos translúcidos ou de bambu ou de madeira. 
O uso de cores dramáticas, como por exemplo, para os chineses o preto e o vermelho é uma cor dominante, pois representa a boa sorte. Móveis de madeira é normalmente preto revestido com laca brilhante, o preto é a cor dominante, pois pode e deve ser utilizado em conjunto com outros tons. Para a decoração em estilo japonês, tons naturais de castanho, cinzento são mais populares, o fundo de qualquer ambiente asiático, privilegia as cores neutras e mais naturais, com a existência mínima de objetos decorativos, com destaque na maioria dos cenários o uso do ouro.
O uso de texturas na decoração asiática vem do reflexo da natureza, como o cedro ou outras madeiras usadas de forma natural ou polidas com um brilho espelhado. 

O uso da água e do verde é importantíssimo, pois a principal característica deste estilo é a influencia da natureza, por isso o som delicado da água caindo e o olhar calmo da água parada com peixes é destaque. 

•COTTAGE/CHIC•
É um estilo ultra confortável e muito à vontade, pode despertar memórias da casa da avó, das tias ou de uma casa de fim de semana com um ar mais moderno. Este é um design perfeito para quem tem um estilo de vida acelerado, dias muito ocupados e até crianças, sendo então uma casa funcional, que existe exclusivamente para o servir, com elevados padrões de conforto e acabamentos.

A mobília raramente condiz, mas o seu aspecto – rústico e pintado com cores claras – acaba por ser encantador. As janelas são vestidas de forma despretensiosa, com recurso a varões de ferro, cortinas semitransparentes com os mais variados padrões.

•CLÁSSICO/TRADICIONAL•
Em termos de decoração, a tradição ainda é o que gera e o estilo clássico que nunca saiu de moda. Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. Requer espaços amplos e altos para poder receber mobiliário.
Um dos elementos base deste estilo é a mobília em cerejeira, mogno, ou nogueira, entre outras, mas sempre sofisticados e em tonalidades escuras e dramáticas, além de serem imponentes em tamanho, estas peças se destacam ainda pela riqueza dos seus ornamentos e trabalhos variados. O Estilo Luis XV esta presente no mobiliário e no uso de molduras douradas em quadros e espelhos.
O mármore é também uma matéria-prima de eleição, nomeadamente nas cozinhas e casas de banho. As cozinhas clássicas são muitas vezes decoradas a branco total ou então em madeira. As casas de banho são vistas como verdadeiros espaços sociais, onde não falta nada – desde cadeiras ornamentadas, a apliques e até papel de parede. Nos dormitórios é comum a presença de camas com quatro colunas, embelezadas ou não com um dossel pomposo ou mosquiteiros esvoaçantes que confere um toque dramático, que é próprio deste tipo de decoração.
A palheta de cores é composta essencialmente por preto, bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinados com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e cor-de-rosa bebê que são encontrados nos detalhes: em tecidos de estampa florais e listrados, em cortinas longas e majestosas presas em varões banhados. Para uma sofisticação mais clean, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho que estão presente em paredes e grande extensão de tecido.
As paredes em formas de arcos e a simetria na distribuição do espaço são outro ponto forte que marca os ambientes de estilo Clássico. E não podemos esquecer de mencionar apliques rebuscados feitos com gesso que própria arquitetura do espaço é fundamental, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, ostentando ornamentações sublimes.
Os tapetes também têm um destaque especial dentro deste estilo decorativo, sendo sempre espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e várias cores.
Se não estiverem forradas com um papeis de paredes luxuosos e padronizado, as paredes clássicas requerem obras de arte antigas. Também é habitual ver bonitas tapeçarias a adornar as paredes.
Em termos de peças decorativas, o destaque vai, sem dúvida, para cristais, porcelanas, prata, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, candeeiros de parede e com abajur em seda… Muitas vezes, os mesmos objetos são utilizados em duplicado para conseguir uma simetria harmoniosa e o toque de requinte que é a decoração tradicionalmente clássica.

•RÚSTICO•
O estilo Rústico ou Country está associado as antigas casas de campo, a vida rural, quando se vivia de maneira simples e que o aconchego do lar era a principal característica. Os moveis sempre feito de madeira gastos pela marca do tempo também fazem parte da decoração do ambiente, isto não significa que os moveis precisão estar detonados, feios, mais sim antigos e elegantes.
Outra característica é a busca pelo natural, o mobiliário não precisa passar por acabamento fino, tudo é deixado o mais grosso, natural e rústico possível.
As camas são normalmente pequenas e estreitas mas, em contrapartida, os guarda-roupas, cômodas, baús e mesas são de dimensões maiores e os sofás então, sempre tão imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas e colchas de retalhos tipo patchwork, bastante comum também é a presença de cadeiras de balanço.
Porem grande parte do charme rústico está na idéia da mistura da madeira, do ferro e de pedras nas peças decorativas muito distintas cheias de personalidades, pois são repassadas entre gerações, tendo cada uma sua própria história. Os elementos característicos mais usados nessa decoração são os cestos de vime e palha, colheres de pau, cerâmicas, latas decorativas entre outras peças artesanais, feitas à mão.
As paredes podem aparecer de várias maneiras, feitas em tijolos, pedras, revestidas de madeira, tintas em tons claros ou ate mesmo papel de parede. Nelas podem ser pendurados espelhos com moldura antiga, quatros de paisagens, retratos envelhecidos, ferraduras, mural com exposição de armas e iluminação em forma de arandelas ou candelabros.

•MODERNA/CONTEMPORÂNEA•
Contemporâneo e moderno são estilos que refletem as tendências que surgiram a partir da segunda metade do século XX, até a atualidade. Os espaços são caracterizados por ambientes simples, diretos e muito clean, não tão despido como o estilo minimalista, mas igualmente sereno, bonito e funcional.
Os dois estilos estudados em questão, por mais parecidos que sejam eles possuem algumas diferenças:
- O estilo moderno baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados (aço escovado, ferro crómio, fibra de vidro, plástico, entre outros); recorre a formas geométricas e mobília minimalista, orgânica e até futurista; as cores das paredes são normalmente claras e os tetos brancos; privilegia a forma e a impressão artística em detrimento da funcionalidade, relegando também as texturas para segundo plano.
- Já o estilo contemporâneo, por sua vez, utiliza muita cor e textura, arte e elementos neutros, embora as suas linhas sejam ainda mais suaves do que aquelas que caracterizam o estilo moderno; a praticabilidade está lado a lado com um bom design.
A inspiração do presente e do futuro, a funcionalidade e um design exímio têm de estar de mãos dadas num estilo contemporâneo – de que serve a beleza, se não podemos usufruir dela.
O mobiliário é marcado por silhuetas angulares e traços simples, geralmente é larga, espaçosa, muitas vezes baixa rente ao chão e sempre superfícies completamente lisas. Os materiais usados são vidros laqueados ou não, pedras polidas, cimento, metal, aço inox ou escovado e madeiras claras e escuras.
A estrutura forte da mobília pode e deve ser suavizada com recurso a tapetes suaves, estofos confortáveis e tecidos convidativos.
Alguns dos tecidos que normalmente se identificam com o estilo contemporâneo são o cabedal, alcântara, vinil, corda, bouclé, flanela, lã, algodão, linho, seda, caxemira e juta. Geralmente utiliza muitas formas geométricas, tanto nos elementos decorativos ou em estampas. Um padrão vistoso ou subtil pode funcionar como o elemento diferenciador num ambiente moderno, uma vez que os lisos são uma forte característica deste estilo.
Caso você opta pelo uso de cortinas, escolha sempre os tecidos leves e esvoaçantes ou as famosas persianas. Como a luminosidade é um fator chave deste estilo, há quem deixe as janelas completamente despidas.
No chão prefira um soalho em madeira, ladrilho ou pedra polida. Os tapetes devem ser lisos ou então estampados com formas geométricas vistosas.



As cores usadas resumem nas cores neutras e tons rompidos, onde se destacam o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho. Não descartando a aplicação de cores mais fortes como, verde, amarelo, laranja, vermelho, majenta e berinjela. No entanto, as paredes são normalmente claras e em alguns ambientes pode optar por uma parede de cor diferente ou o uso do papel de parede. O teto, por norma sempre é pintado de branco e rebaixado, uma excelente opção para quem quer criar uma decoração contemporânea.
O uso de plantas e flores deve ser reservado a espécies grandes, vistosas e despretensiosas, exibidas em vasos lisos e modernos, com pedras ou raspas de madeira para cobrir a terra.

Por hoje é isso!
Espero que tenha gostado! Vai aqui em baixo um link para você fazer um teste e descobrir qual o seu estilo de decoração! Nos conte o resultado!
.
.
.
.
.
.
Obs: Imagens não autorais!

Comentários